A previsão do tempo indica chuvas persistentes e intensas no litoral e agreste da Região Nordeste nesta quarta-feira (21), com destaque para os estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Bahia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para acumulados entre 30 mm e 100 mm, com possibilidade de volumes pontualmente superiores.
As chuvas, que já vêm afetando a região nos últimos dias, têm causado alagamentos, deslizamentos e transtornos à população, devido ao solo encharcado e à continuidade das precipitações. A instabilidade é provocada por uma intensa convergência de umidade sobre o Atlântico, aliada ao padrão de ventos em altitude e às águas quentes do oceano.
Os maiores volumes de chuva do país foram registrados em cidades nordestinas como Maceió (70,2 mm), Palmares (46,4 mm), Natal (42,6 mm) e Camaratuba (40,6 mm), segundo dados do Inmet, e a recomendação é de atenção redobrada em áreas de risco.
O alerta laranja, que indica os maiores volumes de chuva, valem para a região metropolitana de Recife, agreste e mata Pernambucanas, além da mata Paraibana, Leste e agreste de Alagoas e de Sergipe. Máximas não passam dos 28ºC nas capitais Maceió, Recife e Aracaju.
As informações são do Inmet