LOC: O prazo para eleitores de determinados grupos solicitarem a transferência temporária de seção ou local de votação dentro do mesmo município termina no dia 22 de agosto. De acordo com a Justiça Eleitoral, a medida beneficia eleitores como presos provisórios, militares das Forças Armadas, policiais militares, federais, rodoviários e guardas municipais que estarão em serviço no dia do pleito. Além deles, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas, integrantes de comunidades tradicionais, juízes eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral também têm direito à solicitação. O advogado especializado em Direito Internacional e Constitucional, Luiz Philipe Ferreira De Oliveira, esclarece algumas dúvidas sobre como se preparar no dia da votação.
TEC./SONORA: Luiz Philipe Ferreira De Oliveira, advogado especializado em Direito Internacional e Constitucional
“O importante também no dia, seja no aplicativo do TSE ou nas listas de votação, você vê qual que é o seu local e qual que é a sua sala de votação, isso é bastante importante. E o horário de votação, ele sempre começa entre as oito da manhã e vai até às cinco da tarde, e aqueles estados que tem o fuso, tem que tomar um cuidado um pouquinho maior, porque ali na região do Acre, Mato Grosso, Amazonas, que tem um fuso diferente do de Brasília, que aí tem uma hora a menos.”
LOC: Entre os eleitores que devem solicitar a transferência temporária está Diego Portella, sargento da polícia militar, morador da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, ele fala sobre o impacto dessa mudança.
TEC./SONORA: Diego Portella, sargento da Polícia Militar
“A mudança temporária impacta na seguinte forma, porque se eu não mudar, se não houver mudança no município, na zona eleitoral no qual eu pretendo votar agora, em outubro, eu simplesmente não iria votar, pelo fato de estar trabalhando em outro município, no dia da eleição, nesse caso iria apenas justificar meu voto e não iria ser participativo na escolha do meu candidato.”
LOC: Para fazer a solicitação, o eleitor deve preencher um formulário específico com as informações necessárias e encaminhá-lo à Justiça Eleitoral até o dia 22 de agosto. Mais detalhes estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Reportagem Mireia Vitoria.