LOC.: Empresas já constituídas têm até esta sexta-feira, dia 31, para aderir ao Simples Nacional. Até o momento, quase 900 mil empresários já solicitaram a adesão ao regime tributário simplificado, que oferece benefícios como a unificação de tributos e a redução da burocracia.
O estado de São Paulo lidera o número de solicitações, com 247 mil pedidos para aderir ao Simples Nacional. Em seguida, Minas Gerais registrou 86 mil solicitações, enquanto o Rio de Janeiro contabilizou 70 mil.
A advogada especialista em compliance e fintechs Mareska Tiveron explica que o Simples Nacional é um regime tributário criado para incentivar o empreendedorismo no Brasil, oferecendo uma carga tributária reduzida e simplificando o processo de entrega de declarações ao governo.
TEC./SONORA: Mareska Tiveron, advogada especialista em compliance e fintechs
“Existem dois momentos em que a empresa pode optar pelo pelo Simples Nacional: na abertura do CNPJ dela ou no primeiro mês de cada ano. Então, por exemplo, estamos agora em 2025, o prazo para solicitação dessa opção é até 31 de janeiro de 2025.”
LOC.: A CEO da Fire Consultoria, Ariele Fire, destaca que o Simples Nacional é um regime tributário destinado a micro e pequenas empresas que faturam até a casa de 4 milhões e 800 mil reais por ano. Além disso, as empresas precisam ter natureza jurídica de sociedade empresária, sociedade simples, empresa individual ou empresário individual.
A especialista alerta para critérios que podem impedir a adesão ao Simples Nacional.
TEC./SONORA: Ariele Fire, CEO da Fire Consultoria
"Dívidas com o município, atividades econômicas não permitidas no regime e participação societária irregular são alguns dos fatores que podem impedir a adesão. Para evitar esses problemas, o empresário deve verificar sua situação fiscal e, se necessário, regularizar as pendências antes do fim do prazo. Então você teria até o dia 30 de janeiro para estar regularizado.”
LOC.: A especialista também ressalta que, caso as empresas percam o prazo de adesão em janeiro de 2025, elas só poderão solicitar a adesão ao Simples Nacional novamente em janeiro de 2026.
Para optar pelo Simples Nacional, basta acessar o Portal www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional e realizar o login. O sistema vai verificar automaticamente os requisitos necessários para aprovação.
Após fazer o pedido, o empresário pode acompanhar o andamento da solicitação no mesmo Portal.
Não perca tempo! Envie o pedido no prazo evite imprevistos de última hora.
Com informações da Receita Federal, reportagem, Nathália Guimarães