Data de publicação: 21 de Setembro de 2023, 02:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:26h
Mato Grosso do Sul registrou o primeiro caso de ave infectada com o vírus da gripe aviária (IAAP - H5N1). Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o foco foi registrado em uma criação de aves domésticas de subsistência, em Bonito, município localizado a 297,4 km da capital. Este é o terceiro caso em aves de subsistência detectado no Brasil.
O Ministério da Agricultura informou que medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco. Além disso, as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região foram intensificadas. Segundo a pasta, “não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco”.
Conforme a nota do MAPA, o foco confirmado de gripe aviária em aves domésticas não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. “O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”, diz a nota.
No número total de focos confirmados do vírus no Brasil há 106, sendo 103 em aves silvestres e 3 de aves domésticas de subsistência. De acordo com o Ministério da Agricultura, há outras quatro investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.
Dos casos investigados, um é em criação doméstica em uma galinha em Lucas do Rio Verde (MT), outro em uma galinha em Jerônimo Monteiro (ES), um em uma galinha em Castanhal (PA)e uma fragata em Macau (RN).
A médica veterinária Pamela Fernandes alerta que, apesar da gripe aviária afetar principalmente aves domésticas e silvestres, pode infectar também o homem.
“A gripe aviária é uma gripe que acomete as aves, porém também é considerada uma zoonose porque ela transmite para o ser humano e no ser humano. Ela tem os mesmos sintomas de uma gripe comum e a forma de contaminação dessa gripe é tendo contato direto com aves contaminadas”, diz
A recomendação do Ministério da Agricultura é de evitar contato com aves doentes ou mortas e acionar imediatamente os serviços veterinários mais próximos para o devido registro e suporte.