LOC.: Até a segunda semana de fevereiro, pouco mais de 47 mil amapaenses tomaram a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O número representa 8,3% das pessoas que tem mais de 18 anos no estado. Segundo dados do vacinômetro do Amapá, até agora, foram aplicadas mais de 960 mil doses em todo estado. Mas apenas 44,01% da população total tomou a segunda dose ou a dose única. A maior incidência de casos graves de Covid-19 é entre pessoas não vacinadas ou com o ciclo incompleto. Quem não tomou a segunda dose precisa procurar uma unidade de saúde, o quanto antes. Quem já tomou há pelo menos quatro meses, está na hora de ir atrás do reforço. O alerta é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
TEC./SONORA: Marcelo Queiroga - ministro da Saúde
“Meus amigos do Amapá, peço que fiquem atentos ao calendário vacinal e procure um posto de vacinação quando chegar a sua vez. A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir internações e óbitos aqui em nosso estado.”
LOC.: O operador de máquinas Cristiano Mendes, morador de Macapá, já está com o ciclo completo. Ele disse que, nas duas primeiras idas ao posto para tomar a vacina, sentiu alívio e alegria. O sentimento foi ainda melhor no momento do reforço.
TEC./SONORA: Cristiano Mendes – operador de máquinas
“Foi uma sensação de alívio e de muita alegria para mim. Eu me senti mais forte para enfrentar esse vírus. E para as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose espero que decidam a tomar é só assim terão uma chance contra o vírus. E a vacina para mim significa vida e mais saúde. Muitos queriam essa chance e não tiveram tempo.”
LOC.: O Amapá aplicou, desde o início da campanha, quase um milhão de doses da vacina contra a doença. Desse total, cerca de 518 mil são primeira dose, 380 mil segunda dose ou dose única. Os dados são da secretaria de saúde estadual, disponibilizados em 11 de fevereiro. Reforce a sua proteção! Se já tomou a primeira dose da sua vacina da covid-19, não se esqueça de tomar a segunda. Mantenha a distância segura, lave as mãos com água e sabão e deixe os ambientes ventilados.