Imagem: Brasil 61
Imagem: Brasil 61

PREVISÃO DO TEMPO: Instabilidade marca o Sudeste neste sábado (4)

Em São Paulo, a previsão é de céu encoberto em boa parte do estado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas desde o extremo sul até a zona norte. Entre os municípios que podem ser afetados estão Itaju, Campinas, Pedreira e Sorocaba

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Sudeste do Brasil terá um dia de tempo instável. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de ventos costeiros para o litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo.

No Rio de Janeiro, o tempo deve permanecer claro ao longo do dia. No entanto, municípios do norte do estado, como São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes, terão muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada.

Em São Paulo, a previsão é de céu encoberto em boa parte do estado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas desde o extremo sul até a zona norte. Entre os municípios que podem ser afetados estão Itaju, Campinas, Pedreira e Sorocaba.

Já em Minas Gerais, a instabilidade se concentra na região de São Lourenço, onde há chance de precipitações. No restante do estado, o tempo deve permanecer com muitas nuvens, mas sem expectativa significativa de chuva.

No Espírito Santo, a previsão indica chuva ao longo de todo o dia, atingindo tanto a faixa litorânea quanto o interior.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 15°C, em Belo Horizonte. Já a máxima pode chegar até 30°C, em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A  umidade relativa do ar varia entre  25% e 100%.

5 Motivos para saber das previsões do tempo  

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
  • Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
  • Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.