O sábado (4) será de tempo instável no Sul do Brasil. O instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de tempestades para os três estados da região.
No Rio Grande do Sul, a manhã será marcada por muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. À tarde, uma pequena faixa do sudoeste até o sudeste do estado terá tempo mais estável, com menor chance de chuva. Entre os municípios nessa faixa estão Alegrete, Rosário do Sul e Bagé.
Já no Paraná e em Santa Catarina, o dia será de céu encoberto e precipitações constantes, com pancadas de chuva ao longo de todo o período. A capital catarinense, Florianópolis, também terá tempo nublado, com possibilidade de chuvas isoladas.
O alerta de tempestades reforça a importância de atenção redobrada em áreas urbanas, estradas e regiões próximas a rios, devido ao risco de raios e ventos fortes.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C, em Curitiba. Já a máxima deve atingir até 28°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 95%.
O QUE É NUBLADO?
Céu totalmente encoberto por oito oitavos na camada de nuvens. A cobertura de nuvens é estimada em oitavos (oktas) da abóbada celeste, somando-se todas as nuvens presentes naquela camada específica.
5 Motivos para saber das previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
- Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
- Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).