Foto: Rodrigo Mello Nunes/Agência Brasil
Foto: Rodrigo Mello Nunes/Agência Brasil

Ampliação da pista do aeroporto de Arapongas no Paraná chega a 90% de execução

Especialista explica qual é a importância de investimento em infraestrutura Aeroportuário

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Governo do Estado do Paraná está finalizando a ampliação da pista do aeroporto de Arapongas, que chega a 90% de execução e tem previsão para ser entregue nas próximas semanas. A obra teve o apoio da Prefeitura Municipal de Arapongas e da Secretaria de Infraestrutura e Logística.

O investimento foi de 8,65 milhões, sendo que R$ 5,65 milhões de contribuições foram do Governo do Estado do Paraná e R$ 3 milhões de acréscimo da prefeitura, que é a responsável pela contratação e realização das obras. O Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) é o responsável por toda a supervisão e fiscalização do acordo. 

Na avaliação da pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, Viviane Falcão, investir em Aeroportos fica mais fácil para as pessoas se deslocar de um lugar para outro, com uma rapidez "surreal". 

“A importância está relacionada à integração nacional. Quando a gente investir em uma infraestrutura de transporte no caso da região norte, especificamente, em aeroportos você está dando para aquela população a possibilidade de ela se deslocar. Quando você se desloca e se movimenta, aí você tem um mundo inteiro à sua frente. Isso se dá eu falando em termo de passageiros, mas a gente pode estar falando em termo de cargas. Diferentes cargas e produtos podem chegar de uma forma mais rápida quando você se tem um infraestrutura Aeroportuário,” destaca. 

De acordo com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Arapongas, Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e prefeitura municipal, as obras tiveram início em junho do ano passado, com o objetivo de alargar a pista de pouso e decolagem de 22 para 30 metros e aumentar a extensão de 1.200 para 1.400 metros. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.