LOC.: Os ESTUDANTES interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até o dia 7 de fevereiro, próxima sexta-feira, para realizar a inscrição.
Pelo programa, os estudantes podem financiar os cursos de ensino superior em instituições privadas.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 112 mil vagas estão sendo ofertadas em dois processos seletivos: um para o 1° semestre de 2025 e outro para o segundo semestre.
Do total de vagas ofertadas pelo Fies 2025, 50% delas são reservadas para o Fies Social, que é uma modalidade de financiamento destinada a atender estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos.
No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, há possibilidade de cobrir até 100% dos encargos educacionais. De acordo com o MEC, a base de dados correspondente à situação do CadÚnico será a de 11 de janeiro deste ano.
Aqueles que não foram pré-selecionados na chamada regular participarão automaticamente da lista de espera. A lista seguirá a mesma ordem de classificação da chamada regular e será utilizada para preenchimento das vagas que eventualmente não forem ocupadas. Já o período de convocação de candidatos na lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Para participar de qualquer modalidade do Fies o candidato precisa ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após 2010, ter média igual ou superior a 450 e não pode ter zerado a redação. Além disso, deve ter renda familiar per capita de até três salários mínimos. Quem participou do Enem como treineiro não pode concorrer às vagas do Fies.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do MEC, com login da conta Gov.br.
Com informações do Ministério da Educação (MEC), Bianca Mingote.