O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou a última sessão em baixa de 0,48%, aos 132.437 pontos. Com isso, a bolsa de valores brasileira retoma a trajetória de queda registrada nas últimas semanas.
Pela manhã desta sexta-feira (1°), o Ibovespa enfrentou problemas técnicos e passou horas sem exibir as cotações dos principais índices. Ainda assim, as operações de ativos seguiram normalmente, sem prejuízo às negociações.
A redução da bolsa foi influenciada pela decepção dos investidores diante da divulgação dos dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, o Payroll, nesta sexta-feira. Além disso, a sessão também evidencia os desdobramentos da tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último pregão:
Ações em alta no Ibovespa
- Marcopolo (POMO4): +7,63%
- Auren Energia (AURE3): +4,10%
Ações em queda no Ibovespa
- Banco do Brasil (BBAS3): -6,85%
- Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3): -4,99%
Volume negociado na B3 hoje
O volume financeiro total negociado na B3 nesta sessão foi de R$ 19,9 bilhões.
Para mais informações, acesse o site oficial da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona
O Ibovespa é o principal termômetro do mercado acionário brasileiro calculado pela B3 com base em uma carteira teórica que reúne os papéis mais negociados da bolsa. Essa composição considera critérios de volume e liquidez, englobando aproximadamente 80% de todo o movimento financeiro diário negociado no mercado à vista.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é a principal bolsa de valores do Brasil, com sede em São Paulo. Ela atua como plataforma oficial para a negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio, entre outros ativos.
Como uma das maiores bolsas globais em termos de infraestrutura e valor de mercado, a B3 oferece serviços completos que vão desde a negociação até o pós-negociação, registro, custódia e infraestrutura tecnológica robusta.