LOC: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, publicou a portaria que estabelece o primeiro bloco de municípios para a prestação regionalizada dos serviços de saneamento básico do País.
O Bloco de Referência do Vale do Jequitinhonha tem uma série de atribuições para garantir que 96 cidades de Minas Gerais contem com abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Helder Melillo, secretário-executivo do MDR, ressalta a importância da parceria entre as cidades para o sucesso das políticas públicas no setor.
TEC./SONORA: Helder Melillo
“O estabelecimento do Bloco de Referência do Vale do Jequitinhonha corresponde a uma importante etapa para garantir a cobertura dos serviços de água e esgotamento sanitário em toda região. Vale lembrar que a empresa prestadora do serviço estadual não conseguiu comprovar ter capacidade econômico-financeira para cobrir os serviços ofertados. Então, a partir de agora, os 96 municípios da região, que hoje possuem baixíssimo índice de atendimento de água e esgoto, poderão receber investimentos privados para prover a ampliação desses serviços. Ao todo, estima-se que cerca de 1,5 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas”.
LOC: Para mais informações sobre ações federais em saneamento básico, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Sant'Anna