De janeiro a maio de 2025, o movimento dos aeroportos da Região Sul do país registrou crescimento de 10,8% em comparação ao mesmo período de 2024, que foi de 5% – segundo o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nos voos domésticos e internacionais, os terminais da região registraram 10,4 milhões de passageiros, um aumento de 13,8% em relação aos 9,1 milhões do ano anterior.
Conforme o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o crescimento na aviação civil regional é impulsionado pelo turismo de inverno e expansão dos aeroportos. Inclusive, há possibilidade dos números superarem os voos pré-pandemia.
Ainda de acordo com o ministério, os dados demonstram recuperação do patamar regional, após os impactos sofridos pelas chuvas no Rio Grande do Sul em 2024.
“O desenvolvimento da Região sul é estratégico para o país e a aviação tem papel de destaque nesse cenário. Mais pessoas voando trazem novas oportunidades de negócio, em especial na cadeia turística dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Após um ano difícil como foi 2024, a movimentação aérea da região dá sinais cada vez mais evidentes de que está recuperada e pronta para receber mais investimentos do governo federal”, explica a diretora de gestão estratégica da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Thairyne Oliveira.
No total, entre janeiro e maio, a Região Sul movimentou 51,5 milhões de passageiros, superando os 48,1 milhões do mesmo período do ano passado, equivalente a um avanço de 7,05%. O MPor avalia que com o reaquecimento do setor turístico e maior confiança do consumidor, há expectativa para manutenção do ritmo nos próximos meses.
A tendência de crescimento nos embarques nos terminais da região tem se confirmado mês a mês, com altas registradas ao longo de 2025. Ao comparar os meses de janeiro a maio com o mesmo período de 2024, observa-se uma aceleração no movimento de passageiros:

Destaques entre os aeroportos
O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz (SBFL) lidera a expansão da aviação sulista, com alta de 20,59%, totalizando 2,1 milhões de passageiros. O resultado é puxado pelo turismo local, além do aumento de voos regionais e nacionais, que também contribuem para o crescimento.
Já o Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho (SBPA) também registrou avanço de 18,54% com a circulação de 2,6 milhões passageiros.
Os aeroportos regionais de Maringá (SBMG) e de Joinville (SBJV) apresentaram altas de 12,28% e 13,15%, respectivamente.