
LOC.: Está em análise no Senado um projeto de lei que proíbe a concessão de liberdade provisória para pessoas presas em flagrante por crimes considerados graves. A proposta altera o Código de Processo Penal e determina que o juiz não poderá conceder liberdade, mesmo com aplicação de medidas cautelares, em casos como reincidência, participação em organização criminosa ou milícia, porte ilegal de armas de uso restrito, ou prática de crimes com violência e grave ameaça com arma de fogo.
A proposta também prevê a negação da liberdade provisória quando houver reincidência em solturas anteriores por meio de audiências de custódia. Nessas situações, o juiz deverá considerar a conduta social e os antecedentes do acusado, com base em informações do delegado ou do Ministério Público.
A iniciativa pretende endurecer as medidas contra a criminalidade e reduzir a sensação de impunidade. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ainda precisa ser votado antes de seguir ao plenário.
As informações são da Agência Senado.
Reportagem, Jullya Borges.