LOC.: Uma oportunidade para transformar a realidade das cidades brasileiras: esse é o objetivo do Atlas de Territórios Brasileiros para Parcerias Público-Privadas de Cidades Inteligentes. O livro, elaborado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em parceira com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades e outros ministérios, foi lançado nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, durante o Encontro do Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A ideia é que o Atlas sirva como um guia para as ações dos municípios em questões relacionadas a infraestrutura e inovação. Com ajuda da inteligência artificial, o documento propõe os melhores arranjos de cidades para baratear e viabilizar parcerias público-privadas de monitoramento digital, wi-fi público, praças digitais, iluminação pública, mobilidade, energias renováveis, entre outros.
O secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares, explica que o Atlas é uma proposta de organização dos municípios para modelar concessões e parcerias público-privadas voltadas para infraestrutura de cidades inteligentes.
"Cidade inteligente é aquela cidade que busca, por meio de soluções de tecnologia, integrar serviços, melhorar sistemas, com vistas a atender melhor, a tornar a vida do cidadão do munícipio melhor. E essas parcerias são feitas por meio de estruturação de concessões PPPs, a parceria público-privada em um sentido amplo."
LOC.: Daiane Daniele Santos Rocha, diretora de Programa do MIDR, também destaca a importância do documento
"O Atlas vai apoiar os municípios para que eles consigam avaliar a possibilidade de parceria público-privadas, formação de consórcios e os melhores arranjos para desenvolvimento de determinados setores. O Atlas busca viabilizar que os prefeitos possam avançar no desenvolvimento da infraestrutura nos municípios com mais facilidade."
LOC.: Para saber mais sobre as políticas de Fundos Regionais, acesse mdr.gov.br