LOC.: Produtor de cachaça artesanal em Combinado (TO), o pequeno empreendedor Paulo Palmeira de Souza se prepara para exportar, pela primeira vez, os destilados que já são produzidos pela família há mais de 30 anos.
Depois de participar do programa de qualificação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que capacita empresários brasileiros a acessar o mercado exterior, Palmeira se inscreveu em outro programa, o Exporta Mais Brasil.
Esse programa visa conectar empreendedores brasileiros a compradores internacionais por meio de rodadas de negócios. Em maio, o produtor participou de um encontro para estreitar laços com clientes potenciais da Índia, Peru e Portugal, em Palmas (TO).
Todo esse suporte faz o empreendedor acreditar que exportação não é coisa apenas para grandes empresas.
TEC./SONORA: Paulo Palmeira, produtor de cachaça artesanal
"Eu acredito que a Apex vai me levar muito longe. Eu preciso de uma instituição de nome, que tem credibilidade, que sabe orientar o pequeno empreendedor. Eu sou um pequeno empreendedor na mão da Apex, na esperança de um dia poder crescer."
LOC.: O produtor espera se juntar, em breve, a um grupo cada vez maior de empreendedores brasileiros que vendem seus produtos no mercado internacional.
Entre 2008 e 2022, o número de micro e pequenas empresas (MPEs) que exportam cresceu três vezes mais do que o de médias e grandes empresas que vendem para o exterior, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Em comparação aos grandes negócios, as MPEs apresentam características que tornam mais difícil sua atuação no mercado internacional, como a dificuldade em acessar mercados mais distantes.
Por isso, o suporte de entidades e instituições de apoio ao comércio exterior, como é o caso da ApexBrasil, tem sido fundamental para que os pequenos negócios não só consigam acessar, pela primeira vez, o mercado internacional, mas permaneçam nele com o passar dos anos.
Além do programa de qualificação, o Peiex, e do Exporta Mais Brasil, a ApexBrasil oferta uma série de programas que visam facilitar a inserção de empresas brasileiras — sobretudo micro e pequenos negócios — no comércio exterior de seus respectivos setores.
Para mais informações sobre essas iniciativas, acesse: www.apexbrasil.com.br.