ApexBasil/divulgação
ApexBasil/divulgação

HISTÓRIAS EXPORTADORAS: Cooperativa baiana exporta cacau para produção de chocolate suíço após apoio da ApexBrasil

"A ApexBrasil é uma grande parceira do empresário que quer exportar", afirma o presidente da Coopercabruca, Orlantildes Santos Pereira


A Coopercabruca, cooperativa de cacauicultores do Sul da Bahia, nasceu com um propósito de impulsionar os lucros dos produtores da região após uma crise que prejudicou as lavouras locais. Fundada com foco na exportação do cacau baiano, a iniciativa conecta hoje produtores de todo o estado e comercializa amêndoas de cacau e seus derivados para o mercado nacional e internacional, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Mesmo sem profundo conhecimento técnico no início, os integrantes da Coopercabruca apostaram na exportação. A primeira tentativa veio por meio de um intermediário na Suíça, relata o presidente Orlantildes Santos Pereira. A experiência, no entanto, não trouxe lucros.

Após a experiência, Orlantildes percebeu a necessidade de profissionalizar o processo de exportação da cooperativa. A Cooperativa foi convidada a participar do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), promovido pela ApexBrasil e essa formação foi decisiva para transformar a visão da cooperativa sobre o mercado global.

“De início, uma coisa que para a gente foi muito boa foi o treinamento para a formação de preços, pois tínhamos muita dificuldade para formar preços para exportar. Isso foi muito importante”, destaca Orlantildes. "A ApexBrasil é uma grande parceira do empresário que quer exportar", afirma.

Habilidade de negociação

Outro aprendizado decisivo, segundo Orlantildes, foi entender a importância da negociação estratégica e da apresentação eficaz do produto. “Hoje, na hora de negociar, procuramos saber o que o comprador quer e focamos na qualidade do meu produto. E também na questão de passar para o comprador a credibilidade da cooperativa, porque a gente tem um nome a zelar e estamos construindo isso”, relata.

Antes da capacitação do Peiex, o presidente da Coopercabruca encarava com receio as conversas com importadores. “Hoje, não tenho medo, nenhum temor de encarar qualquer importador tête-à-tête, porque tenho conhecimento. E sei como posso negociar de forma a tirar proveito. Não tenho muita experiência na exportação, mas não tenho aquele medo de encarar uma empresa de fora, porque o conhecimento básico a gente tem. Foi um divisor de águas, antes e depois da ApexBrasil”, destaca.

Graças ao programa de qualificação para exportação e à nova postura comercial, a Coopercabruca já exporta para os Estados Unidos e para empresas responsáveis pela produção de chocolate suíço – um dos mais renomados do mundo.

Peiex

O Peiex oferece diagnóstico gratuito e personalizado para empresas interessadas em exportar. O programa traça um plano de exportação sob medida, com ações práticas para internacionalizar negócios brasileiros de forma estruturada.

Entre 2023 e 2024, mais de 6,2 mil empresas foram atendidas pelo Peiex e 1,1 mil delas exportaram U$ 3,27 bilhões no período. 

Para mais informações sobre esse e outros programas da ApexBrasil, acesse www.apexbrasil.com.br/solucoes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: Da adversidade à exportação. Uma cooperativa de produtores de cacau do sul da Bahia tem se destacado no mercado internacional, na exportação de amêndoas e derivados do fruto. A Coopercabruca nasceu após uma crise que atingiu as lavouras locais. O objetivo era unir forças para melhorar os lucros e conquistar novos compradores, principalmente de outros países.

No começo, mesmo sem experiência, a cooperativa decidiu tentar a exportação. Segundo o presidente da Coopercabruca, Orlantildes Santos Pereira, a primeira venda para fora do país veio por meio de um intermediário na Suíça. A experiência, no entanto, não trouxe lucros.

Foi aí que Orlantildes buscou apoio para profissionalizar o processo de vendas a compradores de fora. Ele participou do Peiex, o Programa de Qualificação para Exportação, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil. 

Com o apoio do programa, o produtor aprendeu a formar preços e a negociar com mais segurança.

TEC./SONORA: Orlantildes Santos Pereira, presidente da Coopercabruca

“A ApexBrasil foi o grande diferencial para a gente, pela qualidade das histórias, empatia, paciência conosco. Estou muito feliz, foi uma parceria fantástica. De início, uma coisa que para a gente foi muito boa foi o treinamento para a formação de preços, pois tínhamos muita dificuldade para formar preços para exportar. Isso foi muito importante.”
 


LOC.: Após a capacitação do PEIEX, a  mudança foi tão grande que a Coopercabruca passou a exportar para os Estados Unidos e até para fabricantes de chocolate suíço.

Na avaliação de Orlantildes, a formação adquirida no Peiex trouxe confiança nas negociações com os compradores internacionais. 
 

TEC./SONORA: Orlantildes Santos Pereira, presidente da Coopercabruca

“Quando começamos a fazer as negociações, não tínhamos olhado a negociação – como apresentar ao interessado. Não focamos no objetivo e isso foi algo fantástico que aprendi. Hoje, na hora de negociar, procuramos saber o que o comprador quer e foco na qualidade do meu produto. E na questão de passar para o comprador a credibilidade da cooperativa, porque a gente tem um nome a zelar e está construindo isso.”
 


LOC.: Além de apoiar a Coopercabruca, o programa Peiex já atendeu mais de 6 mil empresas em todo o país. Mais de mil delas exportaram mais de 3 bilhões de dólares entre 2023 e 2024.

Para saber mais sobre outros programas da ApexBrasil ou sobre o Peiex, acesse www.apexbrasil.com.br/solucoes. 

Reportagem, Bianca Mingote