LOC: Da adversidade à exportação. Uma cooperativa de produtores de cacau do sul da Bahia tem se destacado no mercado internacional, na exportação de amêndoas e derivados do fruto. A Coopercabruca nasceu após uma crise que atingiu as lavouras locais. O objetivo era unir forças para melhorar os lucros e conquistar novos compradores, principalmente de outros países.
No começo, mesmo sem experiência, a cooperativa decidiu tentar a exportação. Segundo o presidente da Coopercabruca, Orlantildes Santos Pereira, a primeira venda para fora do país veio por meio de um intermediário na Suíça. A experiência, no entanto, não trouxe lucros.
Foi aí que Orlantildes buscou apoio para profissionalizar o processo de vendas a compradores de fora. Ele participou do Peiex, o Programa de Qualificação para Exportação, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil.
Com o apoio do programa, o produtor aprendeu a formar preços e a negociar com mais segurança.
TEC./SONORA: Orlantildes Santos Pereira, presidente da Coopercabruca
“A ApexBrasil foi o grande diferencial para a gente, pela qualidade das histórias, empatia, paciência conosco. Estou muito feliz, foi uma parceria fantástica. De início, uma coisa que para a gente foi muito boa foi o treinamento para a formação de preços, pois tínhamos muita dificuldade para formar preços para exportar. Isso foi muito importante.”
LOC.: Após a capacitação do PEIEX, a mudança foi tão grande que a Coopercabruca passou a exportar para os Estados Unidos e até para fabricantes de chocolate suíço.
Na avaliação de Orlantildes, a formação adquirida no Peiex trouxe confiança nas negociações com os compradores internacionais.
TEC./SONORA: Orlantildes Santos Pereira, presidente da Coopercabruca
“Quando começamos a fazer as negociações, não tínhamos olhado a negociação – como apresentar ao interessado. Não focamos no objetivo e isso foi algo fantástico que aprendi. Hoje, na hora de negociar, procuramos saber o que o comprador quer e foco na qualidade do meu produto. E na questão de passar para o comprador a credibilidade da cooperativa, porque a gente tem um nome a zelar e está construindo isso.”
LOC.: Além de apoiar a Coopercabruca, o programa Peiex já atendeu mais de 6 mil empresas em todo o país. Mais de mil delas exportaram mais de 3 bilhões de dólares entre 2023 e 2024.
Para saber mais sobre outros programas da ApexBrasil ou sobre o Peiex, acesse www.apexbrasil.com.br/solucoes.
Reportagem, Bianca Mingote