Tempo - Região Sul

13/08/2025 19:40h

Áreas de instabilidade mantêm precipitações no litoral, enquanto interior segue com sol e ar seco, segundo o Inmet

Baixar áudio

Na quinta-feira (14), o tempo muda em parte da Região Sul do Brasil com a chegada de áreas de instabilidade que provocam chuva ao longo de todo o litoral, enquanto o interior segue com predomínio de sol e tempo seco.


No Rio Grande do Sul, o litoral amanhece com céu nublado e chuva em vários momentos do dia, intercalada por períodos de melhoria. No interior, o tempo permanece firme, com sol predominante, temperaturas amenas no amanhecer e em elevação ao longo da tarde.


Em Santa Catarina, o litoral terá aumento de nebulosidade desde cedo, com ocorrência de chuva fraca a moderada, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Nas áreas do interior, o sol predomina e as temperaturas variam de amenas pela manhã a agradáveis à tarde.


No Paraná, o tempo segue instável no litoral, com céu encoberto e pancadas de chuva ao longo do dia. No interior, o sol aparece entre poucas nuvens, mantendo as temperaturas em elevação e umidade relativa do ar em níveis baixos durante a tarde.


Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 6°C em Curitiba, já a máxima está prevista para Florianópolis, com 20°C. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 90%.


As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Copiar textoCopiar o texto
12/08/2025 21:00h

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 5°C, em Curitiba. Já a máxima será de 22°C, também em Curitiba. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 80%

Baixar áudio

A previsão do tempo para esta quarta-feira (13) é de sol com variações de nuvens e alerta de geada durante a madrugada para a Região Sul. 

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná seguem o dia com sol, céu claro e poucas nuvens. 

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 5°C, em Curitiba. Já a máxima será de 22°C, também em Curitiba. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 80%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
 

Copiar textoCopiar o texto
12/08/2025 02:00h

No Rio Grande do Sul, a condição será notada em todo o território gaúcho, em cidades como Candiota e Alegrete

Baixar áudio

A previsão do tempo para esta terça-feira (12) indica que o dia será de céu com variação entre muitas e poucas nuvens, no Sul do Brasil, sem previsão de chuva.

Em Santa Catarina, esse cenário está previsto para toda a unidade da federação, sobretudo em regiões do leste e planalto, em municípios como Mirim Doce e Doutor Pedrinho.

No Rio Grande do Sul, a condição será notada em todo o território gaúcho, em cidades como Candiota e Alegrete. 

No Paraná, o quadro é semelhante, com poucas nuvens e sem possibilidade de chuva na área que liga o oeste ao leste do estado. 

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 5°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 20°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.  


 

Copiar textoCopiar o texto
10/08/2025 18:40h

No Rio Grande do Sul, a condição será notada em todo o território do estado gaúcho, em cidades como Novo Barreiro e Caçapava do Sul

Baixar áudio

A previsão do tempo para esta segunda-feira (11) indica que o dia será de céu com variação entre muitas e poucas nuvens, com possibilidade de geada, no Sul do Brasil. 

No Rio Grande do Sul, a condição será notada em todo o território do estado gaúcho, em cidades como Novo Barreiro e Caçapava do Sul. 

Em Santa Catarina, esse quadro predomina em toda a unidade da federação. A possibilidade de geada será percebida em municípios como Presidente Getúlio e Campos Novos. 

No Paraná, o cenário é semelhante, com poucas nuvens e sem possibilidade de chuva na área que liga o oeste ao leste do estado. 

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 5°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 17°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 95%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia. 
 

Copiar textoCopiar o texto
09/08/2025 18:40h

Região terá temperaturas amenas pela manhã e máximas agradáveis à tarde; Curitiba deve registrar 5°C

Baixar áudio

No domingo (10), o tempo segue firme em toda a Região Sul do Brasil. A permanência de uma massa de ar seco mantém o predomínio de sol e afasta qualquer possibilidade de chuva nos três estados.


No Rio Grande do Sul, o dia será de céu claro a parcialmente nublado, com temperaturas amenas no amanhecer e em elevação ao longo do dia. No interior, a umidade relativa do ar pode atingir níveis baixos durante a tarde.


Em Santa Catarina e no Paraná, o cenário é semelhante: tempo estável, com sol predominante e poucas nuvens. As temperaturas permanecem amenas nas primeiras horas da manhã, com sensação de frio mais intensa em áreas serranas, e máximas agradáveis a elevadas no período da tarde.


Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 5°C em Curitiba, já a máxima está prevista para Florianópolis, com 17°C. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 90%.


As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Copiar textoCopiar o texto
08/08/2025 19:50h

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 7°C, em Curitiba. Já a máxima será de 18°C, em Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%

Baixar áudio

A previsão do tempo para este sábado (9) é de instabilidade, com alerta de ventos fortes no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e geada pela manhã em áreas do sul e sudoeste gaúcho. 

Em Santa Catarina e Paraná a previsão é de muitas nuvens com chuva isolada. Enquanto no Rio Grande do Sul o clima é mais leve, com sol e muitas nuvens. 

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 7°C, em Curitiba. Já a máxima será de 18°C, em Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Copiar textoCopiar o texto
07/08/2025 21:40h

Inmet emitiu alertas de perigo potencial para diversos fenômenos, como o declínio de temperatura, com mínimas entre 3°C e 5°C, e a ocorrência de chuvas intensas

Baixar áudio

A previsão do tempo para a região Sul do país, nesta sexta-feira (8), indica instabilidades meteorológicas em todos os estados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo potencial para diversos fenômenos, como o declínio de temperatura, com mínimas entre 3°C e 5°C, e a ocorrência de chuvas intensas.

Além disso, há previsão de ventos costeiros nas áreas litorâneas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, devido à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano. As rajadas devem atingir principalmente o Centro-Norte gaúcho e o Sul Catarinense, com acumulados de chuva superiores a 30 mm.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 6°C. Já a máxima pode chegar até 35°C. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Copiar textoCopiar o texto
06/08/2025 21:15h

Massa de ar seco afasta a chuva e garante estabilidade nos três estados, com destaque para o frio nas primeiras horas do dia

Baixar áudio

Na quinta-feira (7), o tempo permanece firme em toda a Região Sul do Brasil. Com o afastamento da frente fria e a entrada de uma massa de ar seco, não há previsão de chuva nos três estados.


No Rio Grande do Sul, o dia será de sol entre poucas nuvens, com temperaturas amenas no início da manhã e em elevação ao longo do dia. A umidade relativa do ar pode ficar baixa no interior, principalmente durante a tarde.


Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo também será estável, com predomínio de céu parcialmente nublado a claro. As temperaturas continuam amenas, com sensação de frio nas primeiras horas do dia, especialmente em áreas serranas, e máximas mais elevadas à tarde.


Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 9°C em Curitiba, já a máxima está prevista para a mesma capital paranaense, com 23°C. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 90%.


As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Copiar textoCopiar o texto
05/08/2025 20:00h

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 12°C, em Curitiba e Porto Alegre. Já a máxima será de 20°C, em Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 95%

Baixar áudio

A previsão do tempo para esta quarta-feira (6) é de possibilidade de chuva para dois dos três estados da Região Sul. 

Curitiba e Santa Catarina compartilham a mesma previsão: sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, com possibilidade de chuva isolada. 

No Paraná, o céu permanece claro com muitas nuvens ao longo de todo o dia e também à noite.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista será de 12°C, em Curitiba e Porto Alegre. Já a máxima será de 20°C, em Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 
 

Copiar textoCopiar o texto
04/08/2025 22:25h

RS tem dia firme com sol e temperaturas amenas; SC e PR ainda podem registrar chuva fraca e trovoadas isoladas

Baixar áudio

Na terça-feira (5), a frente fria já se afasta da Região Sul do Brasil e o tempo começa a ficar estável, especialmente no Rio Grande do Sul, onde não há previsão de chuva. No estado, o dia será de tempo firme, com predomínio de sol entre algumas nuvens. As temperaturas seguem amenas nas primeiras horas do dia, mas tendem a subir à tarde. A umidade relativa do ar pode ficar mais baixa no interior, exigindo atenção com a hidratação.

Em Santa Catarina e no Paraná, o céu ainda apresenta bastante nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões oeste e sul dos dois estados. A chuva, quando ocorre, é fraca a moderada, com chance de trovoadas localizadas.

As temperaturas permanecem mais amenas em toda a Região Sul, devido à presença de nuvens e à atuação de uma massa de ar mais frio.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 8°C em Curitiba e Porto Alegre, já a máxima está prevista para Porto Alegre, com 17°C. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Copiar textoCopiar o texto